Cibercriminosos criam app falso do Itaú Unibanco para aplicar golpes


Se você é cliente do Itaú, fique em alerta: um novo vírus no sistema Android está utilizando páginas parecidas com o do Google Play Store para realizar golpes.

O malware identifica as informações pessoais dos usuários do app para realizar transferências financeiras sem que as vítimas percebam a fraude. 

É provável que você goste também:

Agências do Itaú terão novo horário de atendimento a partir de janeiro

Itaú abre 350 vagas de emprego; veja como concorrer

Itaú lança seu 1º fundo como foco em ações de empresas de tecnologia

Esses ataques virtuais foram descobertos por funcionários da área de segurança, mas, até o momento, só os clientes do Itaú podem ser prejudicados por esse vírus. 

O Cyber Safe News informou que o aplicativo, que possui nome e ícone igual ao do Itaú, pode levar os usuários a baixarem o programa na loja virtual, já que leva os clientes a acreditarem que é o verdadeiro app do banco. De acordo com o site:

O autor da ameaça criou uma página falsa da Google Play Store e hospedou o malware que tem como alvo o Itaú Unibanco sob o nome de ‘sincronizador.apk’ ”.

O falso app também informa no Google que já foi baixado mais de 1.895.897 vezes, o que é mais um golpe para que os usuários sintam confiança para realizar o download do malware.

Ao instalar o vírus e abrir o aplicativo fake por meio do Google Play Store, o app pede permissão para ativar a acessibilidade, notificações, recuperação do conteúdo da janela entre outros dados do dispositivo. Isso possibilita ataques virtuais e golpes financeiros nas contas dos clientes do Itaú e a realização de transferências financeiras clandestinas. 

Sobre a segurança do Google

Recentemente, o Google atualizou suas restrições para proteger os seus usuários dessas permissões que possibilitam os aplicativos a roubar dados pessoais dos dispositivos Android. 

Contudo, os estudiosos afirmam que essas ameaças virtuais estão sempre aprimorando suas estratégias para não serem localizados no espaço digital para fazer novas vítimas. 

Por isso, vale o alerta: sempre verifique o site ou aplicativo em que você disponibiliza suas informações. Além disso, confira se os aplicativos do seu celular são realmente são legítimos. 

Lembre-se também de baixar os programas sempre pela Google Play Store ou outras plataformas oficiais para não ter seus dados roubados ou expostos. 

Nota oficial do Itaú sobre a possibilidade de ataque às contas de clientes

Por fim, a assessoria de imprensa do Itaú entrou em contato com o Seu Crédito Digital e informou que já está adotando as medidas necessárias para evitar riscos maiores a seus clientes. Além disso, o Itaú nos informou que o site falso em questão que imita o aplicativo não está mais no ar. Confira a seguir a nota oficial do banco sobre o assunto:

O Itaú Unibanco informa que se trata de um caso típico de engenharia social, em que os criminosos hospedam um aplicativo falso em uma página igualmente falsa. O banco esclarece, ainda, que adotou todas as medidas necessárias e que não houve qualquer impacto para os clientes do banco. O Itaú reforça a orientação para que as pessoas sempre baixem os aplicativos do banco diretamente das lojas oficiais dos seus dispositivos móveis e nunca cliquem em links suspeitos recebidos por e-mail ou mensagens rápidas. Estas e outras orientações de segurança estão disponíveis no site itau.com.br/seguranca

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: monticello / Shutterstock.com





Link da fonte

Deixe uma resposta