Como consultar seu CPF online gratuito (SPC, SERASA)

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento exigido de todo cidadão. Ele é solicitado para realizarmos diversas transações, tanto privadas quanto governamentais.

É um registro mantido pela Receita Federal do Brasil. Nele, quaisquer pessoas naturais só podem se inscrever uma única vez, independente da nacionalidade ou idade.

Cada pessoa tem o seu único número de inscrição do CPF. Um número de 11 dígitos decimais que nunca muda, salvo por decisão judicial ou administrativa.

O CPF é solicitado para abrir e movimentar contas bancárias, realizar compras, para admissão de emprego, para ter acesso a vários serviços públicos e muitas outras situações.

Por isso, a regularidade no CPF é muito importante. Qualquer irregularidade no cadastro pode impedir a pessoa de realizar várias atividades.

Atualmente, você pode consultar os dados cadastrais do seu próprio CPF através da internet, sem precisar se locomover até a Receita Federal. A consulta online irá te mostrar se o CPF está regular ou irregular e, se for o caso, o motivo da irregularidade.

No Brasil existem três bases de dados utilizada por bancos e empresas para realizar sua consulta:

  • SERASA
  • Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC)
  • SPC Brasil

Como realizar sua consulta online:
É só entrar no site da Receita Federal.
Para fazer a consulta é bem simples: bastar ter em mãos o número do seu CPF e data de nascimento.

No site da Receita, você será imediatamente informado sobre as possíveis situações cadastrais: regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada ou nula.

Serasa Consumidor

O Serasa Consumidor é uma plataforma online criada para ajudar as pessoas na hora de consultar seus créditos e cartões, como também na educação financeira.

Neste aplicativo, você pode rapidamente consultar online, a situação cadastral do seu CPF sem pagar nada por isso. Para acessar: Baixe o APLICATIVO

Acesse a página do Serasa Consumidor e crie o cadastro colocando o e-mail e senha.
  • Aplicativo Serasa Consumidor.
  • Na parte inferior da tela insira os dados pessoais necessários, CPF, nome completo, data de nascimento e o telefone para contato. Não se Preocupe no site do Serasa é Seguro.
  • Aplicativo Serasa Consumidor.
  • Acesse o e-mail que foi cadastrado no site e abra a mensagem enviada pela Se basta copiar o token e clicar no link para ativação.
  • Insira o código e seleciona validar.
  • Em seguida basta clicar na opção “Entrar/Cadastrar-se” e acesse a conta com o e-mail e senha que foi criado no primeiro passo e para consultar basta clicar na opção.
O aplicativo também está disponível para IOS.

Deixe uma resposta