economistas preveem melhora em 2022


Economistas preveem inflação menor em 2022 devido à valorização do real

Dessa forma, segundo os economistas, alguma apreciação do real frente ao dólar também poderá contribuir para manter a inflação mais controlada. Isso porque o processo de aperto monetário, que deve levar a taxa Selic até perto de 11,5%, deve aumentar a atratividade dos rendimentos dos ativos locais nos olhares estrangeiros. Então, a previsão é que o real oscile próximo a R$ 5,40 durante este ano de 2022.

Já em relatório Focus divulgado recentemente, a mediana das projeções dos economistas consultados pela autoridade monetária aponta para um dólar em R$ 5,57 no final de 2022, com uma inflação de 5,03% no período. Assim, a velocidade de deslocamento do dólar, a partir de agora, deve ser mais controlada.

Por fim, uma projeção do Banco Inter também aponta para um fortalecimento da moeda brasileira nos próximos 12 meses. Nesse sentido, a valorização do real deve contribuir para a provável diminuição a ser observada no nível dos preços. Será possível perceber essa queda da inflação, em especial, no caso da gasolina.





Link da fonte

Deixe uma resposta