o que é e para que serve?


Atualmente, existem muitas opções de banco de investimento no Brasil Mas, mesmo assim, nem todo mundo o sabe são, ou para que servem. Afinal, é vantajoso investir por meio deles? Pensando em ajudar a entender melhor sobre o tema, explicaremos neste artigo o que é um banco de investimento, e também quais são as principais operações realizadas por eles. Entenda também a diferença dessas instituições para os bancos tradicionais. Então, confira a seguir!

O que são os bancos de investimentos?

Primeiramente, vale explicar o que são bancos de investimentos. Trata-se de instituições financeiras privadas, que permitem que pessoas físicas ou jurídicas apliquem dinheiro em diversos produtos. Entre eles, CDB, Letras de Crédito, Letras de Câmbio, ações etc. A diferença é que eles são diferentes dos bancos tradicionais.

Isso porque são voltados exclusivamente para investimentos. Não é possível abrir uma conta corrente, portanto. Eles também são regulados como sociedades anônimas, e obrigados também a trazerem a expressão “Banco de Investimento” em sua denominação social. Ou seja, atuam como intermediários entre as pessoas que querem investir e as que tomam os empréstimos.

Como funciona os bancos de investimento

Certo, mas como essas instituições funcionam de fato? Bem, no Brasil, o Banco de investimento possui limitações específicas, mas também possibilidades. Entre elas, esses bancos não recebem depósitos em conta nem realizam outras atividades como os bancos tradicionais. Também levantam seus recursos de formas diferentes, como venda de cotas de fundos de investimento.

Em outras palavras: quando você investe com eles, torna possível levantar fundos e então emprestar esse dinheiro para outras pessoas. E você ganha bons rendimentos com isso.

Principais operações dos bancos de investimento

Por fim, entre as atividades de banco de investimento, estão investimento por CDB e Recibos de Depósitos Bancários (RDB). Além disso, também são feitas vendas de títulos e cotas em fundos de investimento. Os bancos de investimento ainda podem oferecer os seguintes serviços:

  • Financiamento de atividades relacionadas à produção para suprimento de capital;
  • Operações com participação societária;
  • Assessoria financeira;
  • Administração de capital de terceiros;
  • Empréstimos de médio e longo prazo;
  • Aquisição de valores e títulos mobiliários;
  • Emissão de títulos;
  • Operação de Subscrição de Ações ou IPO;
  • Emissão de debêntures;
  • Administração e venda de cotas de fundos de investimentos;
  • Depósitos interfinanceiros;
  • Entre outros.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: shutter_o / shutterstock.com





Link da fonte

Deixe uma resposta