veja como pedir devolução no BB, Caixa, Santander e Itaú


Segundo a empresa de cibersegurança Psafe, foram registradas mais de 44 milhões de tentativas de golpes digitais em 2021. Na intenção de auxiliar os usuários prejudicados, o mecanismo de devolução do Pix foi liberado em novembro deste ano. 

Com a chegada das festas de final de ano, tais golpes têm se popularizado. Em cinco dias, a Psafe registrou mais de 38 mil bloqueios de links suspeitos e identificou inúmeros perfis falsos com mais de 500 mil seguidores aplicando golpes de cartão e Pix. 

É provável que você também goste:

Novo seguro para Pix faz reembolso em caso de golpes; veja como funciona

Pix pelo Whatsapp e Google está nos planos do Banco Central

Pix bate novo recorde de transações diárias com 50,3 milhões

Apesar de os bancos terem implementado mudanças para dar mais segurança às transações com Pix, centenas de pessoas ainda são vítimas de golpes diariamente. Quando isso acontece, o banco que realizou o pagamento fica responsável pela análise do processo e pela devolução do dinheiro. 

Como pedir devolução em casos de golpe em cada banco

Banco do Brasil 

Caso tenha realizado o pagamento no BB, o cliente pode recorrer por meio do aplicativo da instituição. O valor pode ser devolvido parcial ou integralmente e depende do saldo existente na conta que recebeu o dinheiro. O Banco do Brasil não devolve o valor em casos de transações feitas incorretamente. 

Caixa Econômica Federal 

Em casos de fraude em contas da Caixa, o cliente deve contestar diretamente numa agência. Após a solicitação, o banco procurará por indícios de golpe e, caso seja confirmado, a Caixa Econômica devolverá o valor junto à instituição recebedora. 

Santander

No Santander, o processo de devolução é totalmente digital. A análise é rápida, assim como o bloqueio temporário do serviço e a devolução da quantia envolvida. O cliente também pode solicitar o mecanismo ligando para o telefone 4004-3535. A instituição bancária não se responsabiliza por transferências equivocadas ou desavenças comerciais. 

Itaú

Ao constatar erros ou fraudes no Pix, o cliente Itaú deve contatar o banco o mais rápido possível por meio digital ou presencial para solicitar a devolução. O processo depende da avaliação realizada pela instituição e do saldo disponível na conta favorecida. Além disso, o Itaú recomenda que o cliente faça um B.O para que as autoridades federais possam tomar as devidas providências. 

Como a ferramenta de devolução do Pix é recente, o Banco Central informou que os números de devoluções já feitas ainda não estão disponíveis. Por isso, é preciso se atentar na hora de realizar transações, principalmente de alto valor. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com





Link da fonte

Deixe uma resposta